Brindes que ajudam a fortalecer o endomarketing da sua empresa.

O conceito de endomarketing engloba todas as atitudes que uma empresa toma para promover seu nome para seu primeiro público, que é o dos seus funcionários / colaboradores. Sim, é muito comum as campanhas de marketing focarem 100% nos clientes externos, e esquecerem do público interno da companhia, que é o responsável pela qualidade dos produtos, serviços e atendimento. Neste texto, vamos pensar um pouco melhor sobre isso.

É importante que se diga que existem inúmeras ações de endomarketing: manter os funcionários informados do que acontece na empresa pelos mais diversos meios, palestras sobre prevenção de doenças e acidentes de trabalho, canais de feedback tanto dos chefes em relação aos colaboradores, quanto dos colaboradores em relação aos chefes e ao ambiente de trabalho, etc. Mas, neste artigo, vamos nos concentrar em alguns momentos e contextos em que é possível presentear com brindes. Continue lendo!

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Brindes individuais

Os principais motivos para presentear funcionários são: evitar o excesso de rotatividade, reconhecer alguém que se destacou e incentivar o aperfeiçoamento constante. Assim, alguns momentos especiais para colaboradores são:

-Entrada na empresa: para que o recém-chegado se sinta acolhido logo nos primeiros momentos, pode-se dar a ele uma caneca, caneta, camiseta, boné, bloco de anotações, porta caneta, entre outros objetos que sejam úteis e contenham o logotipo da empresa.

-Aniversário da pessoa ou da sua entrada na empresa: neste caso, o brinde deve ser mais personalizado – algo que a pessoa goste, e se possível na sua cor favorita (embora sempre mantendo a marca da empresa): uma garrafa de vinho numa caixa personalizada, kit para churrasco, caneta de metal, cesta de café da manhã, etc. No caso de aniversário de entrada na empresa, é interessante que esta tenha uma política clara de comemoração, do tipo: lembrar a permanência de um ano, depois de cinco anos, depois a cada cinco anos. O ideal é que o presente seja mais especial, a cada vez. Esta é a mesma lógica do presente para o funcionário que conseguiu cumprir ou bater alguma meta.

-Incentivar a participação num workshop: levando em conta que a maioria dos colaboradores resistirá a participar de um evento fora do horário de trabalho. Uma estratégia inteligente é oferecer a eles o material que será utilizado no workshop, como canetas, blocos de anotação, bolsas, camisetas, bonés / viseiras, etc.

Brindes coletivos

Sim, é interessante a empresa ter estes dois olhares para o seu elenco de colaboradores: cada indivíduo e o coletivo. Sempre que possível, ela deve promover atividades que os reúnam, ou motivos para que comemorem juntos – por exemplo, quando ela bate uma meta ou consegue realizar uma boa venda, afinal todos tiveram participação nessa vitória. Que tal, nesse caso, dar um troféu em miniatura a cada um, ou camisetas com frases sobre a importância do trabalho em equipe?

Promover um café da manhã ou happy hour pode envolver presentes que tenham a ver com esses eventos, como canecas, pratos, talheres e copos.

Também vale estimular a criação de grupos com interesses em comum e dar-lhes brindes como kit de vinho para fãs da bebida, squeezes, toalhas e equipamentos de proteção para quem se exercita junto, etc.

Datas comemorativas

Pode ser vista como uma extensão do item anterior. Sugestões:

-Natal;

-Dia das Mães / Dia dos Pais;

-Dia da Gentileza;

-Páscoa;

-Festa Junina;

-Dia das Crianças.

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