O marketing possui várias vertentes, cada uma com sua relevância. Em tempos de cultura digital, muitos empresários cometem o engano de achar que as ações off-line, como entrega de brindes em feiras e eventos, perderam sua relevância. Este é um erro muito comum, mas a seguir, vamos mostrar que manter os presentes e lembranças para o cliente continua sendo uma boa estratégia, capaz de amplificar a lembrança de marca, fidelizar clientes e estreitar relacionamentos. Vamos conhecer?
Acerte o alvo
Em primeiro lugar, o brinde ideal para ser distribuído em feiras precisa ser pensado de acordo com o perfil do público que circulará pelo evento. Afinal, o objetivo aqui é agradar o receptor e acertar o alvo. Ao mesmo tempo, porém, as lembranças devem ser pensadas para conter a identidade da empresa.
Feita essa curadoria inicial e determinado o público alvo, o próximo passo é soltar a criatividade e pensar em presentes que possam surpreender visualmente o receptor. Mas não apenas isso: o brinde corporativo é uma poderosa ferramenta de marketing no instante em que circula por vários espaços de forma espontânea, gerando visibilidade para sua marca. Ou seja, objetos em que a logomarca da empresa ou sua mensagem-chave ficam em evidência são sempre bem-vindos.
Um brinde clássico de feiras e eventos é a caneta, justamente porque tem um custo acessível. Ela pode ser produzida em grande quantidade, é útil para diversos públicos e circula bastante – afinal, quem nunca pegou uma caneta emprestada?
Apesar de ser sempre uma boa opção, a caneta – assim como bloquinhos, moleskines e cadernos – é um clássico que está longe de ser a única opção que fará sua marca circular. Outros produtos que cumprem bem essa função são garrafinhas para água, eco bags, capinhas ou descanso para dedo no celular, mochilas, entre outros.
Propósito de marca
Outro motivo para continuar investindo nos brindes corporativos em feiras e eventos é gerar uma lembrança positiva de marca – toda vez que tiver acesso ao brinde, a pessoa irá lembrar da empresa e, principalmente, do que ela fez de relevante para o mercado e a sociedade. Sendo assim, presentes que carregam o propósito da marca são bem vistos e o público reconhece.
Ao investir em uma eco bag ou um brinde feito a partir de material reciclável, por exemplo, a marca deixa expresso o seu compromisso com o meio ambiente e propaga essa mensagem. É como se o acessório, mais do que fidelizar o cliente, o engaja em uma causa.
Outra dica importante para quem deseja investir em brindes para feiras e eventos é ter em mente a usabilidade do que será distribuído. O presente pode e deve ser criativo, mas, acima de tudo, ele precisa ser útil e portátil, para ajudar a circular sua marca de um modo interessante e criativo, sem ser invasivo, o que ajudará a despertar a curiosidade das pessoas.
Hoje são muitas as opções de brindes disponíveis no mercado. Variados preços e infinitas possibilidades de inserções de marca, garantem um marketing personalizado e assertivo.