A crise do coronavirus, diferente das outras que já enfrentamos, não se anunciou. Ela apenas chegou e bateu de frente em diversos setores do mercado. Os gestores e administradores são obrigados a implementar medidas severas e tomar decisões com uma velocidade muito maior em relação ao passado.
A grande verdade é que ninguém estava pronto para isso. Vão sobreviver as empresas que têm maior jogo de cintura. Dessa maneira, criamos um guia com 3 medidas para driblar a crise do coronavirus e voltar ainda mais fortalecido. Confira agora mesmo.
Tenha um controle de caixa extremo
Nesse momento o gestor deve avaliar a situação econômica do seu negócio. É essencial projetar os lucros e despesas por no mínimo três meses após o fim da crise. Se não houver esse planejamento, é até possível atravessar ela com saúde, o problema está em se manter no longo prazo.
Realize um diagnóstico e corte os custos supérfluos, mas tome muito cuidado para manter os investimentos certos ainda ativos. De outro modo, o seu negócio arrisca a perder qualidade e receita.
Invista em endomarketing agora mesmo
O segredo das empresas que vão sobreviver a esse cenário, entre os economistas, é muito simples. Foco no colaborador! São as pessoas que fazem a sua empresa ser um sucesso, e nesse momento de tensão é essencial mantê-las unidas e motivadas.
Endomarketing é a estratégia focada no funcionário. Você não deve apresentar a sua empresa apenas para o consumidor final, precisa convencer o seu funcionário sobre a verdade do seu negócio. Eles precisam acreditar para vender!
Um erro que muitas empresas irão cometer é acreditar que as pessoas vão se agarrar aos empregos em razão das dificuldades vividas no mercado. Isso é uma mentira. Ninguém trabalha se não se sente valorizado.
Essa técnica serve também para ampliar a produtividade e aumentar a qualidade do que é produzido. Quanto menor for a taxa de desligamento da empresa nesse período, menos encargos trabalhistas você enfrenta, além de reduzir os custos com treinamento de um novo colaborador.
O consumidor deve ser o centro das estratégias
O marketing evoluiu e hoje em dia apresenta muitos ramos distintos. Cada empresa encontra aquele que mais se ajusta a sua realidade. O live marketing é aquele em que o consumidor é a razão dos seus esforços.
As campanhas, produtos e serviços são pensados exclusivamente para o seu público-alvo. Agora, em momentos de crise, não é momento para lançar produtos para todo mundo. O seu foco é manter o seu consumidor fiel e resolver problemas específicos.
Com o coronavirus a experiência de compra mudou, e é exatamente nisso que você vai inovar. Invista em experiência, não em produtos. Afinal, um produto com uma falha pontual pode ser revertido, mas um péssimo atendimento quebra uma empresa.
Somos uma empresa de brindes e presentes corporativos e estamos comemorando 10 anos no mercado. Temos uma linha de produtos especializada para ações de endomarketing e live marketing. Acesse a nossa página para conhecer e tirar todas as suas dúvidas.
É com investimento consciente e estratégias de marketing assertivas que se superam as crises.